Empresa

História

 A IPA, inicialmente designada por Indústria de Plásticos da Azóia, foi fundada em 1961, apresentando-se como uma pequena unidade produtiva situada em Azóia - Leiria. A sua atividade enquadrava-se na dinâmica empresarial da época, pois assistia-se a uma forte expansão do sector de transformação de matérias plásticas.
Numa fase inicial, a empresa dedicou-se à produção e comércio de brinquedos, flores e agulhas para pescadores, assistindo-se nos anos seguintes ao abandono da produção de determinados artigos de menor procura, dando lugar aos artigos sanitários e utilidades domésticas, alguns deles ainda em linha até aos dias de hoje.
A década de 80 foi marcada por uma estratégia de especialização da produção, originando em 1987, a redenominação da empresa para Plásticos Domésticos IPA, Lda. No ano seguinte foi criada a SET, Sociedade de Embalagens Técnicas, orientada para o desenvolvimento, produção e comercialização de embalagens em PEAD e COEX, começando assim a marcar posição no mercado dos agroquímicos. Paralelamente, a Plásticos Domésticos IPA dedicava-se da produção e comércio da linha sanitária e doméstica.
No sentido da consolidação da estratégia de especialização desenvolvida, foi criada a Plásticos IPA II, tendo esta como finalidade o comércio de produtos fabricados pela Plásticos Domésticos IPA e pela SET, passando estas a dedicarem-se exclusivamente ao desenvolvimento e produção.
Em 2001, as três empresas são adquiridas por Joaquim Ribeiro e Idalina Ribeiro que, oportunamente, decidiram pela fusão das mesmas criando assim a Plásticos IPA, S.A.
Desde então, a aposta tem sido no desenvolvimento tecnológico da sua atividade, para que seja possível continuar a ocupar um lugar de destaque no mercado de produtos térmicos, sanitários e agroquímicos.
Com um espírito dinâmico, a Plásticos IPA, S.A. tem vindo a investir em novos equipamentos e produtos, envolvendo-se constantemente em projetos de melhoria e inovação, fazendo face às crescentes e constantes exigências dos mercados nacional e internacional.
Neste âmbito, em 2009, a empresa mudou de instalações, situando-se atualmente, num parque industrial, onde a sua infra estrutura foi concebida de acordo com as necessidades da organização e dos seus colaboradores.

Visão

Ser reconhecida como uma empresa de excelência na produção e comercialização de produtos plásticos.

 

Missão
Conceber e comercializar embalagens, utilidades domésticas e produtos sanitários, respondendo às expectativas dos clientes, promovendo a sua plena satisfação e a prosperidade da empresa.

 

Estratégia

Identificar criteriosamente as necessidades e expectativas dos clientes. Incrementar a inovação e o design dos produtos. Diversificar os canais de distribuição dos produtos da organização, reforçando a sua presença na grande distribuição. Apostar na qualidade. Disponibilizar serviços de assistência pós-venda eficazes.

 

Valores

Integridade e comportamento ético exemplar para com sócios, clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade. Focalização nos clientes. Valorização dos colaboradores. Promoção de um ambiente de trabalho potenciador da excelência, segurança, trabalho de equipa, realização pessoal e melhoria de desempenho. Responsabilidade social. Respeito pelo ambiente. Excelência na organização e gestão.